quarta-feira, 17 de março de 2010

ESMALTES E CORES, CERTO E ERRADO




Continuando no quesito esmaltes...vou falar hoje de uma questão importante. Muita gente pode achar besteira mas suas mãos e a maneira como elas se apresentam, são observadas sim nos mais variados lugares e ambientes. Você percebe que ao falar, expor um ponto de vista ou uma idéia, suas mãos estão passeando o tempo inteiro de um lado para o outro no famoso gesticular. Faz parte da nossa comunicação corporal e devevos prestar mais atenção nisso. Como?

Em cursos e palestras empresariais noto que a falta de cuidado com as mãos é uma queixa por parte dos empregadores. Não falo só do desleixo de unhas sujas e mal cuidadas, esmaltes desgastados, mas das cores escohidas para o ambiente de trabalho e fora dele. Todo o nosso estilo e entornos pelas tendencias de moda devem ser pautados pela nossa rotina de vida e possibilidades de eventos. Como assim? Se eu trabalho com moda, tenho uma variedade bem maior que uma advogada por exemplo. Pessoas interlocutoras devem se ater ao princípio de chamar atenção pelo conteúdo que está sendo exposto e não pelas unhas extravagantes. Não deixe que as suas unhas interfiram para que depois você não precise repetir o que quer falar ou mostrar para alguém já que esse alguém mal entendeu o que quis dizer mas percebeu todas as nuances do seu esmalte.

Vamos as indicações....

- Unhas decoradas - Gente, eu sei que é fofo, cuti cuti, meigo ter um jardim em clima de AVATAR saindo das suas unhas, com direito a joaninhas, baratinhas e todas as frescurinhas possíveis, massss a menos que você trabalhe numa loja de cosméticos que venda esmaltes, num salão como manicure ou seu chefe e trabalho te obriguem a isso, NÃO USEM! Claro que em festas a fantasia, carnavalescas, ano novo e num clipe da beyonce, está liberado. Pensem, imaginem uma juiza em meio a uma audiencia de conciliação, com seu terninho nada básico e suas unhas repletas de joaninhas desenhadas e glitter? Eu não daria credibilidade.

- Unhas coloridas - Hoje temos uma gama infinita de cores, verde, azul, amarelo, neon, preto, chumbo, etc. E chegaram ainda as cores fluor pra soltar as penas da mulherada. É feio? Claro que não! Imagina você com um dente inflamado ou apreensiva por conta de um diagnóstico não identificado e pra sua falta de confiança vê a médica de unhas azuis e pircing na sobrancelha ou a sua dentista enfiar uma mão na sua boca cheia de dedos com unhas pretas? Quanta idéia de higiene hein! Por qual motivo os profissionais usam branco? Alguém sabe????? Tudo questão de imagem e credibilidade. Infelizmente, pessoas de profissões mais tensas e que exigem esse tipo de credibilidade e seriedade não podem usar essas cores e nem ter unhas postiças enormes. Claro que usa quem quer, mas dizer que é certo, não é. Mas se voce for vendedora de roupas e cosméticos em geral, trabalha com moda dependendo do cargo, é apresentadora de um programa de beleza ou de cobertura de eventos, aí pode e é bem vindo. Só o cuidado pra não exagerar demais e só usar colorido. Não esqueçam que a rotina diária é o mais importante e numa reunião de negócios nãoooo! Quem tabalha com comida então, nem nem viu!

- Unhas vermelhas - Eu sei que muita gente vai ficar revoltada, mas o RH de muitas empresas passam essa reclamação. Secretárias de esmalte vermelho, as que trabalham internas em escritório, com aglomeração masculina, higiene, gastronomia no geral, saúde, e aquelas profissões de maior seriedade, sinto informar, vermelho apesar de lindo não é recomendável. O vermelho é uma cor intensa, passa sensualidade e isso vale para as suas mãos, cuidado! Em conversas com pessoas contratantes, ja vi muita gente perder uma oportunidade de emprego por não está adequada em sua imagem visual. Quem pode? Ideal para os fins de semana fora do trabalho, festas, para quem trabalha com eventos e cerimonial até pode, quem trabalha com moda, jornalismo mais descolado, apresentadoras que não sejam de telejornal, artistas, senhoras de idade, aeromoças já podem dependendo da farda e vendedoras quase que no geral.

Cuidado com o tamanho, formato e unhas postiças, de 4 milimetros abaixo do seu dedo para menos é o ideal. E a francesinha é permitida sempre, a branca tá!

Bom, existem misturinhas e cores permitidas para todas como tons claros, rosados, lavandas...darei umas dicas:

AVON - lilás, rosa antigo, ilhabela, café au lait.
COLORAMA - linho(lindo), chic pele (lindo), sexy nude, dream, leite de coco, chocolate.
RISQUÉ - cappuccino, conhaque, terra, energia, marrom glacê.
IMPALA - Záz.

4 comentários:

  1. Adooorei o post... unha decorada é ATREVA meeeeeeesmo! Nem pra carnaval Uuuuui! Bjo

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkk, até tem certas ocasiões que dá pra usar, particularmente também não gosto! Bjo bjo!

    ResponderExcluir
  3. é verdade acho que marca muito e vc não pode ousar com qualquer look...prende

    ResponderExcluir
  4. prende mesmo, fica esquisito por exemplo usar com roupa estampada, a pessoa fica com cara de toalha de mesa.

    ResponderExcluir